lundi 29 avril 2013

Ainda sobre os gestos


Em algumas postagens anteriores, um amigo Mooc questionou sobre possibilidades de laboratório utilizando grandes músculos, o meu interesse está na utilização dos pequenos músculos e o tablet.
Creio que a minha resposta não agradou,  mas nada posso fazer e o que aqui escrevo são observações baseadas em crianças com games.
O tablet nos faz recordar os escribas e  a pequena tabua em argila.
A diversidade de pensamentos é muito interessante, alguns repensam o livro a partir do papiro e a possibilidade de esquecimento do papel a partir da tecnologia. Outros pensam na identidade digital a partir da nossa mão.Esse ultimo texto muito interessante me recordou  Orwell , tanto quanto a Foucault.

O que mais me interessa é a capacidade de ampliação cerebral com a utilização da mão em um novo conjunto de habilidades a partir de uma tela em pequenos objetos.
O nosso gesto mais preciso, segundo diversos autores a partir da Psicomotricidade é o gesto de pinça, onde se uniam o indicador e o polegar a partir de um gesto preciso que provocava a coordenação óculo manual.
Novos gestos que apontam para a precisão surgem em uma nova vertente, a da tecnologia.
O antigo gesto de pinça está inserido na habilidade de APREENSÃO de um pequeno objeto. Os novos  gestos estão ligados a união de varias habilidades que devem dar resposta ao que desejamos com uma incrível velocidade e como se ajustam a uma nova precisão.



 
o que mais me trai aqui são os gestos, os dígitos mais utilizados.

Aucun commentaire:

Enregistrer un commentaire