mardi 30 avril 2013

a linguagem corporal




Encontrei por acaso esta imagem, de Alfredo Vilasenor, creio, muito interessante, que na verdade é só um esboço, sem muita profundidade. E algo me fez prestar a atenção quanto às diversas causas e efeitos possíveis em um aprendizado informal. E não só.
Mas sempre com um direcionamento quanto às respostas corporais involuntárias que as crianças nos oferecem quando se encontram focadas em um ambiente virtual e com a interferência de influencias externas .



 Procuro uma aproximação teórica para com a minha experiencia com crianças e games e encontro dois grupos:
A- crianças que jogam games em casa
 B- crianças que só utilizam computadores e aplicativos de games em lanhouses na periferia.

 No grupo B uma utilização é constante, a da tentativa erro e acerto..

 Ao mesmo tempo o ambiente influi na performance por intermédio de outros amigos com quem troca experiências e que também influem na distribuição da sua atenção para com o jogo. Portanto não ha um foco no decorrer do game e seus amigos tanto auxiliam como atrapalham. O mais interessante é ver como atuam em sua linguagem corporal na medida em que o game avança e se o jogador obtêm sucesso ou não, ou seja, a linguagem corporal involuntária nos percalços do percurso do jogo, indicando a sua satisfação ou não, ansiedades e fracassos.

 Encontro sobre linguagem corporal, conceitos já explorados em minha área profissional, mas na medida em que ampliados dão margem a adaptações quanto ao mundo virtual e games. Vejamos os achados semanais: - Linguagem corporal e sua importância para grupos grandes.

 Aqui, na Wikipedia encontro uma divisão clássica mas direcionada ao virtual, onde " A linguagem corporal pode fornecer pistas sobre a atitude ou estado de espírito de uma pessoa. Por exemplo, isso pode indicar agressão , atenção , tédio , estado de relaxamento , prazer , diversão e intoxicação"

 E as emoções básicas como: Divertimento, Desprezo, Contentamento, Constrangimento, Excitação, Culpa, Orgulho em realização, Alívio, Satisfação, Prazer sensorial ,Vergonha

Os professores observam as diversas formas de linguagem corporal dos seus alunos? conhecem as possibilidades de respostas quando estes mesmos alunos se encontram com foco em ambientes virtuais?

Aucun commentaire:

Enregistrer un commentaire