lundi 27 août 2012

steps for the future

Acompanho com interesse uma serie de postagens do Steve Wheeler.

Enfim, tudo que gira em torno da Educação do futuro a mim interessa.
Em sua primeira postagem o autor nos chama a atenção para o fato da grande disponibilidade de conhecimento neste nosso mundo digital e nos interroga em como será a sobrevivência das instituições universitárias.
O editor do blog assinala que , em sua segunda postagem, em tempos tumultuosos a mudança é constante e exemplifica a ruptura que vem acontecendo na Educação apesar das resistências dos professores.Aponta também a EaD como prioridade nas universidades e principalmente com a mudança do papel do professor e  do aluno através das TICs. E mais outros itens:
Um melhor suporte (orientação) aos universitários quanto ao uso da tecnologia, a utilidade desta tecnologia, a adoção destas tecnologias desde que elas incorporem algo novo e válido para a sua utilização.A contextualização desta tecnologia nas vivências dos professores e situações reais de ensino e desta forma descobrindo o que pode e o que não pode ser feito através da tecnologia escolhida para ser utilizada.

Mais adiante, em outra postagem, o autor implica a mudança, o conceito de ruptura com as redes sociais como o fornecedor de um conjunto de ferramentas disponíveis para promover a mudança.Ou seja, qual o papel do aluno em sua própria aprendizagem?!
Em sua participação nas redes sociais , com a utilização das ferramentas, qual será o valor daquilo que o aluno partilha?! será realmente um confronto com , mais do que aptidões, com a sua capacidade de criar e entender o mundo que o rodeia
A Arquitetura da Participação, os novos conceitos que surgiram como sabedoria das multidões ou folksonomia , darwikianismo, o estar a qualquer hora em qualquer lugar com a telefonia móvel.
Aponta o autor que os questionamentos ainda são muitos .
E eu estou no aguardo das suas próximas postagens!

vendredi 24 août 2012

today for tomorrow

Ótima postagem que incentiva a mil ideias.

Creio que o mais difícil para mim é o Podcast.
As fotos digitalizadas já fazem parte do nosso cotidiano.Mas aprender as implicações dos pequenos vídeos para uma análise do movimento esportivo ou coreográfico é apaixonante!
Muitos relatam que estou a inventar! sim é necessário inventar novas utilizações em nossa área profissional! TRANSFORMAR! ótima palavra.


lundi 20 août 2012

The importance of Literacies

Um amigo questionou-me sobre o meu montante de fotografias, ou como havia tempo para procurar fotografias ....!

Eu respondi que a maioria das fotografias eram minhas e que havia aprendido (bem ou mal) a registrar, não o meu dia a dia mas, a expressar minha opinião, a ter ideias e vivências através da imagem digitalizada, principalmente porque para ensinar aos meus alunos um bom uso dos seus aparelhos moveis de telefonia implicava  em ensinar a  utilizarem esta tecnologia em proveito de sua área profissional.

E que desta forma, meus alunos universitários também, com o seu exemplo, poderiam influenciar um bom uso da tecnologia perante as crianças.

Alguns alunos universitários, que trabalham com crianças, não se encontram predispostos a acreditar no uso das tecnologias ( pequenos videos e fotos digitalizadas) como artefatos interessantes, pois eles temem uma má repercussão sobre a imagem das crianças.

Necessário debater:
qual o papel da imagem e som na pesquisa no cotidiano do professor, os limites, os pros e contra?

Principalmente que fique claro a intenção educativa do profissional ao utilizar a tecnologia.

Leio com atenção sobre Literacia digital . E este documento da UNESCO.

O texto indica muito mais do que as ideias do Gardner, o texto indica principalmente como combinar as inteligencias e em uma utilização em prol do conhecimento, uma união de ideias e fins pedagógicos.
O que realmente é meu foco, meu objetivo inclui:
Alfabetização digital compreende o uso apropriado das tecnologias onde:
 a Alfabetização visual (estética) dos meus alunos se une  à Alfabetização Textual saber escrever sobre o que se viu e gravou ou analisar as suas ações.

Danças de época

O teatro como ambiente formal em Danças e peças teatrais

Danças populares em ambiente informal

Uma Alfabetização tecnológica   responsável.




mardi 14 août 2012

the reality

Ontem fui visitar meus alunos!
O nosso sistema de ensino online pode ser considerado "bimodal", com 01 encontro presencial semanal e todos os outros contatos via online.
O motivo da minha visita é o início de mais uma etapa do estagio supervisionado.
E existiam pontos teóricos que necessitavam ser esclarecidos já que a visão curricular indica o posicionamento de um professor diferente na escola.
Posso considerar que os itens mais importantes abordavam uma maior atenção dos alunos para:
- ampliar as referencias bibliográficas
- observar as dificuldades em planejar quando, em estagio, todos se encontram perante o professor titular dos alunos e as ideias de atividades divergem ou observamos que o professor titular se encontra desestimulado, com atividades que não motivam os alunos ou estão defasadas.Que o habito e vícios de ensino se repetem inconsequentemente.

Em meu retorno, durante a noite, a minha colega de tutoria foi a minha companheira de viagem e trocávamos ideias.
Ela se encontra a finalizar o Mestrado, se encontra também com casamento marcado,  já sonha com um doutorado e conversa sobre artigos escritos  etc; e se encontra empolgada e decidida a trilhar a vida acadêmica , o que diverge de meu atual estado de espírito!.

A realidade das próximas décadas indicam a mesma Universidade a que ela se refere?
Aconselhei o curso de Inglês urgentemente e que se aproximasse mais da tecnologia, para enfrentar o que está por vir.

Mas  o meu pensamento era direcionado a uma unica questão:
Se todos almejam ser um professor em Universidade, quem deseja se envolver com os alunos em simples escolas?
O valor da Universidade irá continuar por causa de pesquisas e artigos em prol da comunidade (coisa que raramente encontro) e sua realidade social e cultural ou por ser considerado ainda um valor a mais do que a formação da geração futura?


lundi 6 août 2012

the project

A imagem me faz recordar o "grilo falante"! 
Mas não tenho certeza se a imagem que encontrei em um restaurante representa o personagem, mas fica a ideia.
O inseto representa o papel da consciência oculta. O inseto, na historia, desempenhava um papel critico.
Nos professores perseguimos um projeto de aprendizagem para os nossos alunos.
E o papel critico deve ser exercido sobre os nossos próprios pensamentos para que a nossa experiencia possa ser ampliada em beneficio de outras pessoas.

Gostei muito do texto e tentarei mais uma vez exercitar os seguintes tópicos:

-aprender algo que eu sei muito pouco
-documentar o aprendizado
-considerar todas as fontes que usarei para aprender.
-demonstrar o que sei no inicio do aprendizado e outro no final, desta forma poderei analisar e comparar! 

 PS- outro personagem que devemos exercitar, aqui!