samedi 28 juillet 2012

the other side


A avaliação de alunos nunca deixara de ser um difícil processo para aqueles que produzem uma avaliação, como também para aqueles que criam os critérios que devem ser seguidos para quantificar as notas e para nos os tutores, que efetuamos a correção!
Os critérios avaliativos desta nova forma de educação online devem ser regrados pelo regimento da Universidade que tem estabelecidos critérios para os cursos presenciais.
E estes últimos (os da universidade) devem ser seguidos à risca! E são legislados e por isso mais fortes e a creditação final de um curso se obtém por seguir estas orientações assim como ali se encontram os direitos e deveres dos alunos para consegui-los.
Reflito sobre as incoerências ou sobre as possíveis transformações " Em 2020, o ensino superior vai ser muito diferente da forma como é hoje. Haverá a adoção em massa de teleconferência e educação à distância para os recursos especializados de apoio. Um número significativo de atividades de aprendizagem irá se mover para abordagens individualizadas, just-in-time de aprendizagem.Haverá uma transição para o "híbrido" que combinam aulas on-line com componentes de aprendizagem e menos freqüente no campus, classes presenciais. Na maioria das universidades a avaliação da aprendizagem terá em conta os resultados mais orientados individualmente e capacidades que são relevantes para o domínio assunto. Requisitos para graduação será significativamente deslocado para resultados personalizados."
As nossas soluções, no curso do qual faÇo parte, são pensadas em grupo, em tentativas de consenso, por vezes, devido ao regimento vigente. O pensamento deve ser sempre direcionado em busca do melhor para o aluno e desta forma dentro do ambiente formal vislumbramos as frestas do ambiente informal que a cada dia nos exige adaptações.



jeudi 26 juillet 2012

Relationship of pertinence



Tento escrever sobre meus alunos, mas o que recordo se refere a Teoria dos conjuntos (Matemática).

Relação de pertinência Cada aluno da classe tem uma mesma propriedade: estar na sala de aula. Assim, ao falarmos neste conjunto estabelecemos a possibilidade de averiguar se uma pessoa pertence ou não a ele. O conceito básico da teoria dos conjuntos é a relação de pertinência representada pelo símbolo Î. AQUI


















Apesar desta referencia no momento em que escrevo o meu pensamento abrange o sentimento de pertencimento de um aluno EaD ( e-learning) quanto ao todo que é uma Universidade.

Uma aluna escreveu no blog coletivo sobre a sua experiencia de estagio com o conteúdo artístico da DANÇA.
O pequeno vídeo que ela postou mostra uma coreografia que ocorre em uma festa escolar. Como feedback indiquei alguns itens do professor especialista e o meu desejo era contribuir com links sobre Laban e alongar a conversa.
Mas eu fiquei estupefata com o desconhecimento da aluna sobre um grupo de dança da mesma universidade a que ela pertence e do mesmo professor especialista a que fiz referencia e do qual, pelo visto,  a aluna desconhecia inteiramente..

Mas afinal qual o sentimento de pertencer ou não a um grupo, ou de se estar inteirado não somente do conteúdo curricular mas também nas atividades extras oferecidas no ambiente formal universitário.
Algo a pensar.................................



mardi 24 juillet 2012

pedagogical direction

Ao ler o relatorio Pedagógico recolho informações através dos itens que podem ser aplicados em futuro próximo.

 the innovations 
are not independent, 
but fit together into a 
new and disruptive 
form of education that 
transcends boundaries "


Clarify what good performance is
Facilitate self-assessment
Deliver high quality feedback information
Encourage  dialogue
Encourage positive motivation and selfesteem
Use feedback to improve teaching

Alguns destes itens aplico no blog, principalmente feedback positivos.


vendredi 20 juillet 2012

Still on PLE - II

Escrevi hoje que por vezes me sinto " quixotesca" , ou seja sonhadora!

Mas prefiro a metáfora de que enfrentamos " moinhos de vento" ou que muitos alunos universitários enxergam as inovações necessarias como os tais "moinhos", como monstros problemáticos.
Mas me refiro aos exemplos de literatura que li e que gosto muito.Uma evolução que a Tecnologia imprime e que a metáfora literária escolhida pelo autor cai muito bem!
Ao tomar os exemplos de D. Quixote, Hamlet e Fausto poderemos explicar poeticamente as mudanças que se operam em diversas direções quanto a Tecnologia.
Sempre me aproprio de exemplos que são direcionados à Educação, logico!
Escolhi o ppt do Howard Errey que encontrei e achei sensacional




still on PLE


 A capacidade de síntese de 9 minutos para 3 minutos, no que realmente interessa.Adoro a capacidade de síntese em alguém!
S. Dowens explica e demonstra com simples folhas A4 o que pretendo que meus alunos entendam!

E nem abordo o ponto( do pequeno vídeo) sobre as conexões e as redes sociais!
quero ir aos poucos, porque na verdade os meus alunos ainda aprendem Didática, Metodologia, nos moldes do presencial, e o inovar aos poucos se estabelecera. Mas o vídeo me oferece insights!
Em meus pensamentos a base das diversas teorias de aprendizagem foram lancadas no séc XX, as transformações assustam muitas pessoas. mas abordarei em próxima postagem outra faceta do que desejo esclarecer aos meus alunos.

O entendimento de que necessitam ter canais que auxiliem no seu entrosamento com as crianças na escola
se mostra fundamental.


E tomo a decisão de que na próxima etapa de estagio supervisionado, os meus alunos, efetivem este entrosamento, não só com os colegas, mas também para com aquelas crianças que na verdade sao os seus primeiros alunos.
Sem duvida estarei no segundo ponto abordado pelo autor do vídeo, que se refere as Redes sociais e a importância das conexões!.


mercredi 18 juillet 2012

the flowers of learning

" Nem tudo são flores!"

Estou a escrever que nada é fácil!
Principalmente quando os alunos não tem uma larga visão sobre amplitude do mundo digital, quanto ao futuro, e as ideias criativas que podem ter como futuros professores conectando-se com os futuros alunos.

Estou a pensar no minimo de um PLE que tento oferecer a todos eles para que, ao fazerem uso no blog coletivo, possam  sair do curso de formação com estes canais digitais prontos para serem utilizados. Eu gosto muito deste video do S. Dowens.

Mas não se mostra fácil o caminho apesar de utilizarem com o blog coletivo as diversas ferramentas!
Explico o que ocorre:
- os alunos aprendem a utilizar as ferramentas de vídeo, slides, imagens digitalizadas quando se posicionam diante das suas atividades, estagio, vida pessoal...direcionadas a mim, como tutora, aos colegas e a eles próprios!
- embora estejam em estagio supervisionado, a maioria dos meus alunos universitários ainda não refletiu sobre uma abordagem em suas atividades de estagio que envolvam as crianças e escolas onde atuam com a tecnologia!
- a utilização de imagens (fotografias digitalizadas) se mostra o meio mais regular, o que na verdade já é bom, mas..............eu não estou satisfeita principalmente porque o retorno das imagens e a ideia de pequenos videos não sao redirecionados para aquelas crianças onde eles, os universitários, se encontram em atuação em sua experiencia como futuros professores.

Este deve ser um habito a ser instaurado, envolver os alunos com a tecnologia com o movimento deve ser algo implementado desde cedo na formação de futuros professores.
Mas este exemplo aqui!!! UAUUUU! Eu estou a procurar o pouco que sei!

vendredi 6 juillet 2012

the sculpture


Escrever se dá como esculpir, vem aos poucos, a pedra é fria (o ecran também), o delinear da imagem que desejamos  é que mostra o todo!
Escrever é igual rever lugares ou  sonhar! o texto é mental, cognitivo, pessoal, libertário, autônomo, emotivo. Falamos de pedras, na escultura, indicamos o meio quando falamos de digital, falamos de papel quando indicamos a nossa caligrafia, falamos de texto também em nosso corpo- vivo.
Todos estes itens nos levam aos dedos, ao toque, o tátil, ao digito, a uma textura não uniforme.Texto portanto.Passe a mão em seu corpo, você saberá o que transmito, a pedra ë fria, o ecran também, mas o corpo não mente jamais, a não ser quando a ultima centelha de vida se for!

A palavra mais forte se faz perante a escrita, que faz parte de uma antiga codificação e decodificação.

Mas palavras são ditas não só por intermédio da escrita, ocorrem por áudio, vídeo, imagem...
Escrever não ocupa uma posição na SORTE! é um trabalho duro.
in-certo.
A arte da escrita se faz de diversas formas e da arte também. Para alguns a arte de se expressar.
No meio acadêmico a escrita tem suas normas e estas normas são fixadas, um posicionamento que se obtém por pressão.
Quando recebi meus alunos o nível da escrita se encontrava muito baixo, alguns parágrafos se tornavam uma especie de " parto".   O encadeamento entre os parágrafos, o inicio textual para esclarecer, a quem lê , sobre o teor principal do texto e sua finalização com conclusões validas e interessantes, o acréscimo de gráficos e figuras ocorreu lentamente.
A paciência faz parte do percurso, desvendar a emoção de quem escreve nunca deixara de ser uma arte. A arte da leitura, do entendimento dos momentos pessoais de cada um. A escrita dos alunos, ou conteúdos escritos como notas pessoais englobam na escrita, nas frases, o momento de cada um revestido de emoções.
Ler artigos tem uma faceta avaliativa.
Ler postagens pessoais da vivencia dos alunos imprime naquele que lê a afetividade, as trocas emocionais de entendimento de que,  do outro lado da maquina ou do papel, existe uma pessoa e o contexto onde esta inserida e suas vivencias.

Concordo com esta maravilhosa postagem que recebi, onde se estabelece a importância do desenvolvimento da escrita, seja qual for ela (imagem, vídeo, áudio, texto, acréscimo meu)  por intermédio dos blogs.

Esta implícita na postagem a questão da liberdade de ser, de se mostrar, em seus defeitos e qualidades, mas em uma autonomia, em um desejo, nos sonhos, nos obstáculos de cada um em busca de se expressar e o mais importante para nos, professores, escrever, fazer uso desta tecnologia humana, que agrega em seus símbolos, os sonhos, as vivencias de cada sujeito.


(uma pausa se faz necessário, para rever ou sonhar)
um forma de escrita inscrita, corpo e alma, sem dicotomia.... Dualidades nao, coragem que muitos nao tem!

jeudi 5 juillet 2012

the same key

Alguns textos que li esta semana convergem para uma dificuldade que encontro em meus alunos: o habito de compartilhar
 Ampliando o conhecimento dos meus alunos com o FB, como rede social, aliando-se ao intuito educativo,  encontro-me no papel do que chamam de Curadora (dos temas que interessam, da distribuição das postagens do blog coletivo, para que observem a escrita, evolução da Literacia e pensamentos dos seus colegas! )
Um envolvimento com vistas ao futuro profissional, cada vez mais direcionado as Redes Sociais e ao mundo digital. Minhas constatações iniciais: 

- Os alunos que fazem parte da nossa pagina no FB recebem as postagens através dos links que eu disponibilizo, mas não posso assegurar que leem! (a indicação de " curti" não assegura a leitura, enfim não ha garantias, pois essa leitura é dependente do grau de motivação e responsabilidade do aluno!)
-  E eu espero que eles se disponibilizem a encontrar links e que os partilhem sem a necessidade de uma chamada de atenção da minha parte!! Quanto tempo eu irei esperar por este acontecimento fabuloso, que indica o desejo de compartilhar, e cooperar temas que possam ser interessantes para seus colegas! 
- Em meu pensamento surge Freire e suas palavras sobre a "educação bancaria"!! qual a diferença, reflito, eles continuam a receber (via tecnológica)da mesma forma e nao contribuem! 
- Um professor que não enfrenta esse impasse, não abrira os olhos para o fato de que no ensino de adultos, eles repetem os hábitos do presencial! ou ao passado.
- Eu tomei uma decisão, não irei abordar este assunto por mais 1 mês! Não posso acelerar um item, na medida em que eles escrevem para o blog coletivo efetuando postagens pessoais.... e eu sonho que a contribuição, esse insight possa vir a acontecer. 
- Outro fato, apesar das minhas leituras, ë que meus alunos nao estao em contato com as midias digitais diariamente, digamos que a midia digital, a network, so ocupe uma certa porcentagem das suas vivencias cotidianas, que eles levam a frente por causa do curso e do ensino, mas nao em suas ocupacoes diarias! FATO!

dimanche 1 juillet 2012

I love my IPAD

Deixo aqui as inúmeras razoes para amar o meu IPAD (na pedagogia ou na aprendizagem):

- ele é leve - já carrego tantas coisas em minha bolsa mas não  reclamo de levar o IPAD.
- posso andar com ele por toda a casa e nos encontros presenciais me deslocar entre meus alunos.
- utilizo muito o bloco de notas  em voos, escrevendo itens que não podem ser esquecidos.
- as diversas telas  me fazem zipar com velocidade e já acho o notebook lento ( não sei aonde irei chegar com tanta pressa!)
-ele capta as redes wi-fi com velocidade.
- sei que existem muitas outras marcas, mas não quero gastar tempo e ficar em duvida se ele é o melhor ou não, pois  ate agora ele responde muito bem as minhas necessidades.
- consigo armazenar a quantidade de musicas que tenho
- gosto do formato da agenda que ele possui
- muitos dos meus alunos já observam com bons olhos as facilidades que o formato IPAD possui.
- amigas de curso EaD observaram a minha experiencia e ja compraram um igual.