samedi 1 décembre 2012

A experiência da mediação - feedbacks

O retorno, da atenção, do tutor a distância deve acontecer em qualquer interface.
E a minha inciativa, para com a mediação no blog coletivo, ocorreu entre as postagens efetivadas pelos diversos autores, como em um jogo de ping-pong! Um verdadeiro toma lá, dá cá!!!!!

 Mas experimentei, com a descoberta do Knovio, algo diverso de postagens textuais (que ocorriam também com indicação de links específicos ), que foi uma atenção individualizada direcionada a cada um dos alunos, que seguiam no processo de relatos pessoais entre o passado, presente e reflexões sobre o futuro.
Uma mediação sem duvida ocorre em Fóruns (individuais e coletivos), mas da nossa parte, como tutoria, o vídeo foi uma opção divertida, principalmente porque, em nossos critérios, havia a ideia de utilização das mídias e o áudio visual é uma ferramenta que cria resistências em todos, alunos e nos tutores também. Se questionarem se fui relutante, a resposta é afirmativa!

A resposta do aluno não aconteceria necessariamente na ferramenta Knovio, mas o que importava era a edição de um vídeo. O aluno deveria em sua ultima postagem enviar um pequeno vídeo sobre a experiência do blog.

Se o tutor efetua a modelagem, ou seja se o tutor se oferece como modelo, o exemplo pode ser seguido. Videos curtos são ótimos.
 A resposta do tutor em face à uma escrita mais pessoal do aluno poderá também ser efetivada com uma postagem mais acadêmica ou não! Mas nada garante que haverá a leitura ou visualização daquilo que você como tutor implanta.Em qualquer situação.
Neste ponto a minha conclusão é a de que tudo depende de hábitos, bons hábitos, e de uma boa modelagem.
Acontece de certos alunos postarem textos mais elaborados mas fazem confusão entre os conceitos utilizados, não se dando conta daquilo que escrevem. E o blog não se restringe ao que acontece no presencial na maioria das vezes: aluno-professor-aluno!
A escrita do blog apresenta um RISCO, já que evidencia um caminho diferente: aluno, professor(tutor) e o mundo.
                Questões-
- Posso ter errado e sofrer a experiência de criar equívocos conceituais, acadêmicos? sim, e mais, podem ter sido diferentes até do posicionamento do professor-especialista (do conteúdo)  e da Coordenação do curso. 
- Ou de opinar pedagogicamente errado? sim. (terrível esta sensação).

Mas o tutor é um professor!
A frase central é a de vivenciar em qualquer instância o risco, que no presencial por vezes fica enclausurado entre 4 paredes.
Outro item muito importante é a ligação daquilo que o aluno escreve com o currículo do curso que é dependente do conhecimento do tutor. Se não há o conhecimento do todo, as disciplinas continuarão isoladas em suas especificidades.

Mas nem tudo são flores, um aluno escreve "Só não consegui mexer no programa “Knovio” porque eu não tenho a web cam e nem o microfone em casa, mas nos demais programas não encontrei dificuldades".
Deixo aqui alguns exemplos, (creio poderia ter explorado mais o Knovio)

1 commentaire:

  1. RECEBI ESTE FEEDBACK VIA KNOVIO - "A ferramenta knovio é nova pra mim. Sou plenamente a favor de encontrarmos soluções para potencializar o processo educacional e levar o novo nas nossas contribuições nos cursos de licenciatura. Parabéns. e obrigada por compartilhar novidades. Luisa"

    RépondreSupprimer