jeudi 8 novembre 2012

No ar - MOOCEaD



Em 2011/2012 participei ativamente de  02 Moocs:  o CCK11 e o Change11.
E atualmente atrevo-me a refletir sobre a Educação superior, à minha maneira, participando do # CFHE12. 
Gostaria de relatar o imenso prazer que senti, em minha participação em um MOOC, ao me deparar com temáticas tão diferentes e  motivantes, tanto quanto o modo livre de propor o retorno, do processo de aprendizagem, por intermédio do  Conectvismo pelos participantes, via twitter, facebook, blogs e a plataforma criada.

Tenho procurado participar do Moocead, em português, e noto um estilo diferenciado, sem dúvida uma opção dos coordenadores, que creio  foi pensada para amenizar o sentimento de confusão que na maioria das vezes ocorre nos Moocs como o CCK11 , durante as primeiras semanas; uma adaptação com  características diferenciadas. 

Posso dizer que é incrível a sensação de ser jogado no ar, onde você tem de reagir por si próprio e criar seus próprios parâmetros de conduta para realizar o proposto, que na verdade é tão livre que esta liberdade nos faz desacreditar do processo. Somos relutantes em ser livres!!

O MOOCEaD, coordenados por João Mattar (BR) e Paulo Simões(PT), tem uma plataforma onde  são apresentadas as temáticas propostas e os módulos com textos que podem ser respondidos de imediato após a leitura. E não só, acompanham videos e posso dizer que  sinto falta de alguma ferramenta de áudio.
Acompanhamos e debatemos também pelo Facebook e twitter.

A sensação de pertencimento pode ser maior ou menor, mas creio que a escrita daquilo que foi mobilizado, e de interesse do participante, oferece um ganho real já que se efetua através do seu próprio insight..

A leitura oferecida, propõe uma reflexão sobre a EaD e é muito importante unir criterios e esclarecer dúvidas, mas quem participa interagindo vibra mais, muito mais com certeza.
E quem se arrisca a produzir textos com as suas próprias convicções sobre as propostas lucrará muito mais.

Arrisquem-se! 





Aucun commentaire:

Enregistrer un commentaire