mardi 27 novembre 2012

JOVAED 2012 - BLOG COLETIVO: EM BUSCA DA AUTONOMIA

Olá a todos do Jovaed 2012, sou tutora à distância em um curso de Licenciatura (Prolicen) em uma IES e compartilho a experiência de um blog coletivo em um Pólo.

 Compartilhar experiências é um dos focos da Jovaed - 2012. Desta forma partimos do princípio de que quando publicamos, situações reais de intervenções pedagógicas, estaremos a contribuir para uma ampliação de conhecimentos que podem e devem ser modificados, por muitos participantes, de acordo com as diferentes situações vivenciadas em  ambientes de educação online.
Qualquer partilha gera expectativas de reciprocidade a partir do outro. A proposta da criação de um blog “coletivo”, em nosso Polo EaD, aconteceu a partir da necessidade de uma solução Para transformar, que se traduz em “ metamorfose”, o Portfolio para E-portfolio, na formação de alunos universitários em curso de Licenciatura. Preparar a escrita do aluno, via normas acadêmicas, como também ofertar uma aprendizagem da Literacia digital que envolve a web 2.0, são  objetivos  para a formação de novos professores.
O percurso de um aluno EaD posiciona-se primordialmente no fato de que é necessário orientar a si próprio, sem a presença constante do professor, delineando-se assim o desafio de uma formação, em tempos de fragmentação de informações,  com a descoberta e uso das diversas linguagens mediáticas, já que o blog provoca a utilização conjunta de imagens, textos, vídeos, áudio, possibilitando uma autonomia  já que a escolha do “objeto que demonstra a aprendizagem” poderá surgir do próprio aluno, com uma apresentação prévia dos critérios necessários  de (auto)  avaliação.
Mas, vamos partir do início, onde estava posto o problema da memória profissional e como encontrar a solução, já que em um curso EaD  o convívio com a tecnologia deve ser mais intenso.
Em um encontro no Polo presencial apresentei as explicações necessárias aos alunos, preparando o caminho para a aceitação do blog coletivo, como ambiente não- formal de aprendizagem.
A experiência pedagógica em sua realidade já se apresenta em uma segunda etapa, devido ao estagio supervisionado dos licenciandos. E uma terceira etapa deverá surgir em 2013, a partir da construção coletiva de diálogos reflexivos, que devem possibilitar a narrativa final do curso.
A escolha do Prezi, substituindo o ppt. conhecido por todos, foi uma estratégia para motivar a curiosidade dos alunos . Meu intuito sempre foi de assinalar um percurso, do simples para o complexo, diante dos artefatos tecnológicos.
Confesso que, não só para os alunos mas para mim mesma também.


Deixo aqui também o link .



Aucun commentaire:

Enregistrer un commentaire