jeudi 5 juillet 2012

the same key

Alguns textos que li esta semana convergem para uma dificuldade que encontro em meus alunos: o habito de compartilhar
 Ampliando o conhecimento dos meus alunos com o FB, como rede social, aliando-se ao intuito educativo,  encontro-me no papel do que chamam de Curadora (dos temas que interessam, da distribuição das postagens do blog coletivo, para que observem a escrita, evolução da Literacia e pensamentos dos seus colegas! )
Um envolvimento com vistas ao futuro profissional, cada vez mais direcionado as Redes Sociais e ao mundo digital. Minhas constatações iniciais: 

- Os alunos que fazem parte da nossa pagina no FB recebem as postagens através dos links que eu disponibilizo, mas não posso assegurar que leem! (a indicação de " curti" não assegura a leitura, enfim não ha garantias, pois essa leitura é dependente do grau de motivação e responsabilidade do aluno!)
-  E eu espero que eles se disponibilizem a encontrar links e que os partilhem sem a necessidade de uma chamada de atenção da minha parte!! Quanto tempo eu irei esperar por este acontecimento fabuloso, que indica o desejo de compartilhar, e cooperar temas que possam ser interessantes para seus colegas! 
- Em meu pensamento surge Freire e suas palavras sobre a "educação bancaria"!! qual a diferença, reflito, eles continuam a receber (via tecnológica)da mesma forma e nao contribuem! 
- Um professor que não enfrenta esse impasse, não abrira os olhos para o fato de que no ensino de adultos, eles repetem os hábitos do presencial! ou ao passado.
- Eu tomei uma decisão, não irei abordar este assunto por mais 1 mês! Não posso acelerar um item, na medida em que eles escrevem para o blog coletivo efetuando postagens pessoais.... e eu sonho que a contribuição, esse insight possa vir a acontecer. 
- Outro fato, apesar das minhas leituras, ë que meus alunos nao estao em contato com as midias digitais diariamente, digamos que a midia digital, a network, so ocupe uma certa porcentagem das suas vivencias cotidianas, que eles levam a frente por causa do curso e do ensino, mas nao em suas ocupacoes diarias! FATO!

Aucun commentaire:

Enregistrer un commentaire