vendredi 15 juin 2012

writing with personality

Quando a criança aprende a escrita, acontece um processo onde o professor interpreta suas garatujas e a incentiva a aprender mais palavras e principalmente a interpreta-las.

Denominamos de " garatujas" os traçados e linhas, a imitação de letras, a inversão de algumas delas e sera importante a fala das crianças sobre o que representam os desenhos.
O sistema da escrita tem a sua origem neste ponto, com o inicio da codificação, do ato de codificar símbolos e sonoridade!

A leitura também faz parte do processo de decodificação destes símbolos!
As dificuldades que encontrei em meus alunos que podem ter vivenciado um processo fragilizado desta codificação e decodificação resulta na dificuldade de :
- ter ideias próprias sobre o que escrever
- agir com liberdade sem temer o passado, ou seja,  as criticas e correções rígidas e desvalorizantes dos professores que foram responsáveis por este processo no correr das vivencias escolares
- imprimir um modo pessoal naquilo que escrevem, o que poderíamos chamar de dar personalidade ao texto, conforme as suas ideias.
 Deixo aqui boas postagens sobre a escrita digital.
e este aqui, onde separo uma parte interessante:

Failure is part of learning; we should never give up the struggle in life.
Sometimes it can be difficult to let go of the past. But often, it's the only way we see any progress. Not only do we need to learn, we sometimes need to unlearn and relearn. That could mean breaking down a long established belief or perception. For me it meant overcoming the fear and embarrassment that I had experienced in primary school when I was laughed at for asking a seemingly 'stupid' question. It took me years to gain the confidence to speak in public and overcome the thought that may be I was the only one in the room who didn't understand what was being said. I asked a question once during a conference plenary, and afterwards several delegates came up to me and said 'thanks for asking that question, I didn't understand either, but was too scared to ask'.

We are all in the same boat it seems. Letting go of previous bad experiences and trying again with a 'clean sheet' is a way of unlearning. It is freedom to learn from failures and previous shortcomings so we can do it better next time. What do you do in your classroom to give learners a fresh chance to let go of the past?



Em minha atual experiencia observo estes itens e a transformação da escrita impulsionada por alguns vetores fundamentais:
- liberdade e motivação para a  escrita.
- liberdade de escolha sobre o que ira escrever
- não haver pressão sobre o desejo daquele que escreve ( o aluno) tendo em vista um possível conflito deste aluno em face ao direcionamento do professor ou exigências de temas.

Sou a favor de critérios que, com anterioridade, sejam apresentados ao aluno e que aconteça
 posteriormente um feedback do professor.

Eu sempre me senti muito mal com indicações diretivas dos meus professores, principalmente no meu Mestrado.
Ao observar a evolução da escrita dos meus alunos, em um curso superior , fica visível o espanto e a preocupação, de todos os alunos, que em sua escrita eles possam  "agradar" a quem os estimula a escrever.

Ao me negar a conhecer o teor dos seus textos,com anterioridade ou por sugestão,  acontece o que intitulo de
" dar personalidade própria " ao texto.Cada aluno tem seu tempo, cada aluno tem seu ritmo e fortalecer ideias próprias  creio ser fundamental para futuros professores.






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