mercredi 21 mars 2012

future teachers

Meu primeiro blog abri em 12 de julho de 2007.
O meu primeiro post para o CCK11, aqui e aqui.
Minha primeira postagem no Change11.

Cada um reflete a sua evolução de acordo com as suas possibilidades.
E em fins de 2011, eu abri o blog coletivo dos meus alunos universitarios (ensino a distancia).

A plataforma Moodle aparentava ser, para mim, rotineira, sem liberdade, onde os hábitos instaurados se repetiam conforme a web1.0
Mas sem duvida que os meus alunos aprenderam sobre a tecnologia a partir deste lugar seguro, com as suas paredes invisíveis.
Eu esperei 3 anos para que me sentisse segura ao lançar meu alunos no caminho da web2.0.
E arrisquei.
O total das aprendizagens minimas necessárias envolviam, aprender tags, a dinâmica do embed, criar e utilizar um pequeno PLE.... e cabia aos alunos enfrentar a situação, uma situação nova, de autonomia e criatividade.
Quando não ha liberdade sonhamos com ela, e quando acontece a proposta de liberdade, o medo, a insegurança nos faz companhia! somos eternos insatisfeitos! que bom, essa palavra sera sempre um bom sinalizador de que poderemos mais, já que estamos insatisfeitos.

Acho a insatisfação um belo desafio, que deveremos alimentar.


 Criei o blog, criei critérios coletivos  e desde janeiro meus alunos blogam! escrevem, exploram a autonomia, a liberdade, a tecnologia. Esta forma sera somente uma semente!

Decerto que executo uma mediação atraves de feedbacks, mas excluo a minha pessoa de interferências quanto ao desejo do aluno. Para mim cada postagem sera uma surpresa.
As necessidades que envolvem o ato de se apoderar da tecnologia se faz lentamente, abrir e-mails, entender a logica do blog, já que a plataforma imprimiu hábitos e se mostrar curioso e entender o novo proposito, em uma área profissional que não se exerce sentado diante de um notebook!

Com crianças exerço, não uma situação central, Mas condutas que são demonstrações de um bom uso da tecnologia. Com adultos, o objetivo sera sempre o de diminuir o hiato entre as gerações! atualizar o conhecimento mediante a tecnologia.Facilitar o dialogo e desenvolver a autonomia e a criatividade. Dar voz a um professor!
 As leituras são muitas..... e como consequência, questiono se eu evolui, embora a perfeição esteja muito longe de mim! 

Aucun commentaire:

Enregistrer un commentaire