mardi 20 mars 2012

Childrens = freedom + move

Sei que o primeiro pensamento poderá ser " os exemplos são irrelevantes" ! ou " onde estará a base  acadêmica" ou " na disciplina que eu ensino não é assim!"
Por favor, estes são simples exemplos! e exemplos não são copias!
No inicio o pensamento foi direcionado para as fotos digitalizadas como simples recordações ou prestação de contas para um coordenador, como se fosse necessário comprovar que ocorreu um trabalho!
Mas tudo pode ser modificado. as ideias, os conceitos também.
Alguns anos atras, desde 2008, o pensamento fixo era o de como selecionar algumas TIC que complementassem a minha área profissional! que grande bobagem todas são ótimas, principalmente as que sejam gratuitas e abertas!
Entre a minha disciplina e seus conteúdos e a área de matemática por exemplo, a importância maior ficará com a segunda, a matemática, nada mais correto. mas hoje concluo que todas as áreas são passíveis de utilização das TIC e que o pensamento de escolha de alguma ferramenta da web2.0 limita o processo criativo de um professor. Decidi abandonar a escolha minuciosa das ferramentas e direcionei a minha busca para os analisadores sensoriais! A visão, a audição!

Mas entre o raciocinar sentado entre 4 paredes e o raciocinar em movimentos acontece uma mobilização mental mais complexa, já que a musica, o ritmo, envolvem a matemática também, se bem que nunca sera uma equação do segundo grau, logico!
Mas crianças mais livres mobilizam uma valorização delas mesmas, tornam-se mais seguras.O que poderá ser ampliado será dependente de outros professores.
Acredito que a geometria, por exemplo, esta mobilizada em uma coreografia, na questão espacial, e que um professor de geometria deveria ensinar ao ar livre, a partir do real, enfim, todos deveríamos sair da sala onde imobilizamos os alunos.
Vamos recordar, iniciei com fotos (2007) para recordar momentos, e repassava as ideias aos alunos da universidade (2008) logo depois comprei uma maquina digital para pequenos videos (2009) no intuito de mostrar as crianças o que eu tentava corrigir e que elas não entendiam. Era como se eu falasse um dialeto e algumas delas uma outra linguagem.
A imagem revisitada proporciona insights! mas eu observava a questão do tempo para os arquivos não se mostrassem pesados para maquinas antigas e acessos sem banda larga..
Sempre adotei a máxima de que - uma criança se movimenta para pensar e um adulto pensa para se movimentar!  Todavia desejamos que elas não se movimentem e pensem com anterioridade. Um erro fundamental.
Mas sempre achei pouco, resolvi executar alguns projetos que envolvessem o pensamento das crianças, e como chegaríamos a conclusão deste projeto! as ideias, a musica, o que seria mobilizado etc.
Para perceber o nível de motivação das crianças , alem da avaliação,  eu pedia um desenho e com as TIC eu construía  pequenos vídeos. Ao apresentar as crianças estes artefatos, a ideia poderia ser um exemplo de bom uso da tecnologia já que não ha obrigatoriedade do uso de tecnologia e nem o meu trabalho envolvia laboratórios fechados, pois o meu laboratório sempre sera aberto. desta forma passei para um IPAD... onde  me desloco entre as crianças, mas ainda sem acesso wi-fi.
O acesso possibilitaria aceder a um conhecimento mais direto para as crianças, que tem contatos esporádicos em aulas de laboratório por algumas horas semanais, pois nem todas contam com tecnologia em casa.
O todo se faz tao simples que sinceramente não observo nada diferenciado e que eleve uma vaidade pessoal. Eu atuei com o obvio!
Mas as leituras foram intensas e exemplos também.

Aucun commentaire:

Enregistrer un commentaire