samedi 22 octobre 2011

Construção do conhecimento - pedagogia

Por mais de 02 semanas estou sem digitar corretamente. Dou preferencia a fotos ou videos, ordens medicas.

Também tenho acompanhado lentamente os blogs sobre o #Change11.

Mas durante estes últimos dias da semana recebi textos muito bons.

Em minha areá profissional as minhas tentativas são direcionadas para que meus alunos se apropriem da tecnologia e reflitam sobre mudanças de ação, porem o peso hierárquico sobre o ensino se mostra sempre mais forte.
A minha primeira impressão sempre foi a do abismo que separa, por motivo do letramento digital deficiente, os meus alunos de um maior acesso tecnológico.O conceito de Nativos e Imigrantes do qual discordava sem ter base e fundamentos para sustentar o meu pensamento.
Realmente a palavra Nativo tem uma certa ligação com a Biologia  e  a palavra Imigrantes tem ligação com a território.
A melhor substituição (distinção)  ocorre com Residentes e Visitantes.
Visitantes - a web como coleção de ferramentas , para serem utilizadas com objetivos definidos.
Residentes- a web como espaço social, visível, quando você faz parte de uma comunidade mesmo sem ser cooperativo.Como em um parque, em um belo dia de sol.
A necessidade de unir o conhecimento com a realização de tarefas que tenham alguma semelhança ao que ocorre no real se torna cada vez mais importante.

Quanto as mudanças no ensino superior aprecio muito as minhas leituras neste blog.

 Connectivist Learning: How new technologies are promoting autonomy and responsibility in education

Aucun commentaire:

Enregistrer un commentaire