mercredi 18 mai 2011

as pessoas: um pequeno" insight" sobre a culpabilidade



Aconteceu ainda ontem, ou foi antes.... mas tenho absoluta certeza de que foi esta semana.
Transcrevo aqui o diálogo, após o toque do telefone. Foi logo neste toque sonoro, considerado uma surpresa, pois sempre quem efetua a ligação sou eu! Uma desocupada?! não , considero-me uma pessoa atenciosa para com os que eu considero amigos e partilho simpatia.
Mas voltando ao X da história, atendi já sabedora de quem era que se encontrava do lado de lá!


- Oi, que surpresa! (não tenho certeza das últimas palavras se ditas, mas tenho certeza da satisfação do telefonema)


- Olha,  Sicrana acabou de telefonar e marcou para falar comigo, estou a sair para encontra-la, pois ela irá viajar e disse com voz séria que seria urgente! o que você acha? será que vai me despedir? 


- Porque pensa assim? você fez algo errado? Tens todas as cartas na mão.


- Mas você sabe como ela é política e deve querer saber sobre o tal assunto!


-Mas você escute primeiro antes de falar e jogue o mesmo jogo político dela.


-Mas será que ela vai me dispensar?


- Ela não é doida! não se preocupe por mim, cuide de você.A única coisa que poderá acontecer comigo é não mais me convocarem para o trabalho...


- Está bem, mas você tem certeza de que quando enviou aquele email as minhas palavras não foram junto anexadas?


-sim, tenho absoluta certeza. (mas naquele momento por osmose, já não havia tanta certeza assim... só dúvidas!)


-Está bem, depois te conto.


-Ok


Agora refletindo questiono:
Mas porque se forma em nossa educação a questão da "culpabilidade"  PRE- anunciada?
Sempre nos falam sobre a culpa judaico-cristã que a religião nos delega, ou a família nos apresenta como legado.


Porque o nosso primeiro pensamento é o de culpa e nunca o pensamento de sucesso, de promoções, de aumento salarial...de confraternização por algo executado!


Porque tememos por nossas ações? porque o peso nos ombros tipo Prometeu Acorrentado surge por subtrair  algo considerado como privilégio?mas seria no caso um privilégio?


AH!  fiquei preocupada o dia todo e ao final da tarde telefonei, já imaginava o pior!!!!!!!!!!


Do lado de lá, uma gargalhada ( alívio)...



-  "depois te conto"!!


-O que??????????????? menos mal!



As pessoas...............
























Aucun commentaire:

Enregistrer un commentaire