jeudi 24 mars 2011

Uma nova linguagem - V

Hummm

Enfim, enfrento a parte final do LOLcats.


III
A fluência, em diferentes linguagens digitais, engloba a aprendizagem no século XXI.
O slide 35  é muito interessante, porque é na verdade o que acontece:
 nós, professores, utilizamos a linguagem do século passado para ensinar (convenhamos que escrever desta forma aparenta estar em um museu! ) no momento em que um novo espaço está a se formar e necessitamos de uma rápida adaptação aos novos meios tecnológicos para uma aprendizagem efetiva.
As habilidades indicadas em uma visão holística são as seguintes;
 pensamento crítico e resolução de problemas, comunicação, colaboração, criatividade e inovação


A mudança que ocorre é estabelecida na lógica de que, se antes  o foco era o livro impresso como base de informação, agora a lógica está amparada no que as pessoas dizem e pensam a respeito da informação contida em qualquer meio, que é a nova Literacia.


Mais adiante, slide 38, encontramos sobre  -Papert - "O conhecimento é uma condição necessária para a estabilidade internacional, a proteção do meio ambiente e a paz."


- As conversas - diálogo -um novo vocabulário que se modela e que os professores devem conhecer para que o diálogo aconteça.


Em fins da semana 10, o objetivo do #cck11 é mais uma vez esclarecido:
Em nossas trocas de mensagens,twitters,  newsletter diária e sessões de vídeo e /ou áudio aprendemos a pensar através das diversas linguagens, que formam a Literacia.
Os 06 últimos slides nos dão exemplos do que os nossos alunos devem conhecer:
 as  linguagens que são aplicadas no mundo financeiro, saber criticar tanto textos como também os artefatos não textuais para que saibam escolher e reconhecer o que é relevante e desta maneira saber distinguir as falácias existentes.









Aucun commentaire:

Enregistrer un commentaire