lundi 14 février 2011

Semana 5 - Contrastes I - Grupos

Um passo adiante e é necessário recordar uma postagem atrás...nesta espécie de vai-e-vem, costuro a rede!

Acabo de ler "redes Vs grupos" , gostei muito, inicialmente porque adoro saber sobre viagens; as tentativas de preservar um grupo foi muito bem relatada com as crianças da África do Sul, pena que no final o S. Dowens não completou o que ficou latente. Mas "para um bom entendimento, meia palavra basta" diz o ditado popular.
Refiro-me à tentativa do grupo, no exemplo inicial, em manter a sua comunidade, o seu espaço, as suas tradições, o seu jeito de ser. Mas até que ele alongou a um ponto necessário, vários aliás: o ensino, a escola, a democracia, os líderes, as tribos de hoje em dia (e o seu oposto que são as gangs), as segregações culturais e religiosas.
Mas não quero fixar os temas abordados no contexto vivenciado, mas sim repensar os exemplos e diálogos em uma visão referente à nossa realidade.Somos únicos, mas bem diversos e diferentes.
Mas retorno ao texto e assim entre a montanha e a cidade o exemplo aponta o ato de rejeitar a  possibilidade do que é intitulado "civilização", o que implicaria no abandono de suas raízes.
E entre o olhar do colonizador e do colonizado não resta dúvida que há muito de opressão e necessidade de adequar-se às novas regras ditadas.E que depois tornam-se hábitos em alguns casos e perda de identidade em outros.
Os limites, por vezes indefinidos, são como fronteiras que se encontram nos mapas, fronteiras muito mais sutis do que paredes, pois são invisíveis a olho nu, e muitas vezes no real, do territorial, ultrapassamos os limites desejados, ou impostos, e os direitos, os deveres, uma gama de situações diferenciadas.E as individualidades.
Palavras soltas:
Gregarismo 
Contrastes

Revendo redes sociais e Interação encontramos:
O texto de S. Dowens, faz uma breve indicação sobre a questão urbanística das cidades, das comunidades, enfatizando os laços efetuados por pessoas humanas e a sua aptidão gregária.
Ao transpor três argumentos de comunidades urbanas(comunidades perdidas, comunidades salvas e comunidades liberadas) como exemplos, poderemos  compreender melhor as redes sociais.
Realmente é difícil equilibrar o dizer "dar raízes para serem criadas asas".
O que significaria um sem o outro?

Aucun commentaire:

Enregistrer un commentaire