jeudi 10 février 2011

Rabisco #cck11 "Construtivismo Plural"



Teorias de Aprendizagem são criadas com a função de predizer, prever ou explicar como ocorre a aprendizagem (em diversas instâncias), apesar destas teorias estarem por vezes dependentes da ideologia de uma época ou da mentalidade em voga. 






Em continuidade ao post anterior, durante as primeiras décadas do séc. XX, poderemos, a partir deste momento, encontrar diversas formas do Construtivismo. Os chamados  múltiplos campos de atuação.


Utilizado em diferentes contextos, mas são oriundos de um espaço de tempo relativamente curto, o Construtivismo abrange, a Arte, a Filosofia, a Educação, a Matemática, as Ciências Políticas.


Em minhas leituras a curiosidade se faz entre Construcionismo e Construtivismo.
Nesta semana 4 #cck11,  a proposta é a de examinar duas diferenças:
 1- o Conectivismo e a Teoria da Atividade e o Actor Network Theory (ANT) 
 2- Conectivismo e Construtivismo


Recordando que o Conectivismo  em uma frase curta é "onde o conhecimento conjuntivo é cultivado, não construído, é natural, não intencional e é inerente, não representativo."( S. Dowens)


"[..]the short version, though, is that connective knowledge is grown, not built, it is natural, not intentional, and it is inherent, not representative."




Antes de mais nada, gostaria de explicar que sempre questiono o que eu possa saber sobre um determinado tema, no caso Teorias de Aprendizagem,  para tentar decifrar as indicações necessárias que nos façam seguir ou não, opinar ou não, simpatizar ou não, adequar ou não  Aprecio contextualizar uma época, um movimento social no cenário onde se construiu tal teoria, o que pode facilitar o entendimento do que foi implicado intencionalmente  ou não quanto aos seus principais teóricos.


Mas a proposta é examinar as diferenças e nada melhor do que um quadro assinalando os principais pontos ou divergências.


Depois completo o quadro!

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