samedi 29 janvier 2011

Quadros (Frames) - I

The path up and down are one and the same.(Heraclitus)
Qualquer interrupção demanda tempo.
Segundo S.Dowens, não existe transmissão de conhecimento e sim o cultivo deste conhecimento em conjunto com a sociedade.
Ao reler os ppt. apresentados esta semana 2, é com interesse que acompanhei as comparações entre  o espaço físico e o "cyber" espaço.
Como uma história leio sobre o espaço físico com os seus itens :
-pessoa a pessoa
-porta a porta
 que relatavam uma aprendizagem interna com o grupo familiar, em uma forma tradicional. Com as pequenas aldeias revejo os contatos lugar a lugar, como nas feiras medievais.
Onde o processo de comunicação acompanha o processo de socialização.
Norbert Elias  em muitos de seus escritos nos fala desta evolução da sociedade.
A palavra foi uma das primeiras formas de comunicação humana; divago sobre a possibilidade do gesto, da gestualidade como momento fundador, mas repenso formas antigas de comunicação causadas com as demandas de um grupo social.
Processo de socialização amparado na aprendizagem de algo.

O uso de ferramentas sempre possibilitou a evolução desta mesma ferramenta quando submetida ao olhar de outrem, desde o fogo, a fumaça, os sons dos tambores, o arado no cultivo do campo, o sino das igrejas, o pombo-correio, as mensagens e cartas, seguidos de artefatos criados a partir do desejo e necessidade de comunicação de algo suplantando a distância, em uma aprendizagem repassada por gerações.Autodidaxia.

O ensino valorizou a forma escrita; Morin assinala que o conhecimento só acontece quando trabalhamos as informações obtidas através das diversas linguagens criadas pelo homem e que foram adaptadas por uma mediação de técnica.
As interações no contemporâneo online ou offline são representativas de uma aprendizagem exterior com a emergência do individuo, a partir de novas formas de comunicação, reduzindo com as redes sociais tempo e distância.



Aucun commentaire:

Enregistrer un commentaire