jeudi 27 janvier 2011

Mapeamento e Padrões


The primacy of the connection – all other forms of learning flow from an initial connection to something – a person, a concept, and Idea.” Extraído do texto O que é Conectivismo.#CCK11

Sempre é necessário, em um MOOC ou em qualquer estudo, um retorno aos textos anteriores para  possibilidades  conectivas.



O fluxo das informações redistribuídas como prática conectivista, em cada um de nós, é como uma gota de água no mar da informação.
Mas não só os padrões culturais estabelecidos por nossas vivências, em nossa mente, contribuem para ampliarmos o pensamento e as idéias a que somos submetidos pelos outros, encontraríamos também por nós mesmos a criação das "normas".

Uma palavra ficou gravada após leituras, “Rizomas”, mas em meu pensamento não estava a focar a Botânica.

O rizoma se refere a um mapa que deve ser produzido, construído, sempre desmontável, conectável, reversível, modificável, com múltiplas entradas e saídas, com suas linhas de fuga. São os decalques que é preciso referir aos mapas e não o inverso." (DELEUZE e GUATTARI, 2004, p. 32-33)
Importantes mapeamentos derivam das relações e dos fluxos, neste ponto encontraremos a indicação da semana 2 com o Krebs e Padrões de Conectividade.

Este é o meu foco de reflexão e leitura com a semana 2 #CCK11, a temática: Padrões.

Meu pensamento inicial, ao abstrair sobre a palavra, indica dois conhecimentos, que surgiram de forma aleatória (falta construir o “conceptual”):

1- Biológico/motor – Reflito sobre os movimentos humanos que são indicados como padrões na Ginástica, pois na verdade o ser humano após o equilíbrio bípede executa movimentos padrões (em ambiente favorável): andar, correr, saltar em direção de uma complexidade.
Anterior a estes movimentos encontramos, e que são considerados por vários autores como repetições, da nossa ontogênese e filogênese, ou seja uma repetição da nossa origem, da nossa evolução.
Montei um gráfico para demonstrar estes símbolos que indicam uma evolução dos movimentos padrões, no contexto dos saltos, do ato de saltar (sem obstáculos, e sem ocorrer sobre aparelhos).
As pequenas variações no corpo, no ato de saltar, estão no posicionamento dos segmentos corporais (pernas e tronco), enquanto que na simbologia os pequenos segmentos representativos das mudanças demonstradas nos critérios, também estão assinalados.

2- Social/cultural - As padronagens do tecido em xadrez, que na Escócia representavam um clã familiar, um grupo e que era repetido pelos indivíduos que pertenciam a este grupo; a visualização do padrão do tecido indicava a procedência genealógica familiar.

O primeiro item sobre os movimentos padrões indica que movimentos mais complexos têm um movimento base, designado como o mais simples e que são considerados a base, dando origem aos movimentos mais complexos, ou que, para serem executados comportam uma necessidade de que os anteriores já tenham sido repetidos, para um melhor entendimento da sua totalidade (pedagogia); a não ser que alguém com talento coordenativo possa ultrapassar as etapas e realizar este movimento sem a necessidade de repetições precedentes(virtuose).

O segundo exemplo é cultural, de pertencimento, mas que leva ao conhecimento coletivo de que os padrões podem ser alvo de repetição entre o grupo, e que a variação do padrão está contextualizada na coletividade.
Cabe aqui uma questão da semana 2 do MOOC #CCK11: Somos espontâneos ou previsíveis?! 
 A questão aparenta estar desconectada da minha idéia, mas não é esta a minha opinião.

Somos espontâneos no ato de saltar livremente, mas quando estamos sob “normas” (por desempenho em Gym), os saltos podem ser iguais entre os que executam, mas são dependente do estágio em que a pessoa se encontra; e somos previsíveis na medida em que nos organizamos e criamos as normas e asseguramos que estas devem ser seguidas.
Outros tipos de padrões: no xadrez, em estudos sobre o vôo das aves, o padrão de repetição das viroses; como também os Padrões de comportamento humano e os padrões da nossa memória, que são repetidos e ampliados com o fluxo das informações.
Neste fluxo de informações e em sua redistribuição, como gotas de água, poderemos visualizar os padrões de repetição.

Aucun commentaire:

Enregistrer un commentaire