dimanche 23 janvier 2011

Leituras - semana I

As conexões neurais do ser humano ampliam-se com rapidez, ao clicar na imagem, observaremos as conexões em uma criança  após o seu nascimento,com 06 meses no centro e à direita com 02 anos de idade.

Deixo aqui pequenas anotações feitas após as leituras indicadas para a semana I,
Alguns itens podem ser reestruturados,  mas os principais constam no meu entender: a diversidade de opiniões, conectar nós, cultivar conexões, autonomia, interatividade e transparência.


O Conectivismo é o conhecimento distribuído através de conexões; sendo que estas ligações e experiências reestruturam o cérebro.
O que é Conectivismo? É quando acontece uma demonstração, uma prática e uma reflexão, tendo em vista as diversidades de opiniões, a autonomia dos sujeitos, a transparência, a interatividade entre estes sujeitos e cultivo de conexões entre áreas diferenciadas.
Introdução ao conhecimento conectivo e a sua idéia original
O conhecimento acontece por conexões e interações, como já foi postulado. Segundo Hume, “o conhecimento é um hábito da mente”.
 Outro ponto que é interessante pontuar é a importância da Interpretação com o entendimento do que é a percepção e por outro lado da capacidade lingüística. Devido à  Inferência observamos semelhanças entre pensamentos e percepções.
Outro ponto de destaque é o Associacionismo que ocorre em nossos pensamentos, exemplificado entre os de Hebbian (neurais) e de Baltznan ( quando uma energia cinética é formada independentemente).
O conectivismo acontece quando há uma rápida mutação de domínios diferenciados apontando assim a necessidade de gerenciamento do Caos formado.
A integração de princípios explorados pelo caos real (teorias da complexidade e auto-organização) baseia-se em que as conexões entre idéias e campos diferenciados podem criar inovações.

Aucun commentaire:

Enregistrer un commentaire