lundi 31 janvier 2011

Quadros III - Metáforas

Ativações cerebrais
Ao finalizar a semana 2 #cck11, abordo o entendimento das ativações cerebrais, onde cada palavra em cada linguagem é definida em relação a um quadro, evocando um quadro semântico.

Os "insights" cotidianos são a base do pensamento criativo, e através destes pensamentos mobilizamos uma possível união de idéias:

Mapeamos as redes sociais para o entendimento de que a aprendizagem conectiva ocorre com o ato de distribuir, ao mesmo tempo que a nossa auto-aprendizagem ocorre, na medida em que as nossas conexões são ampliadas, não só quanto aos nós, mas também observando um "hub" que pode ser uma chave em direção ao que desejamos aprender, ou à informação que nos acrescente algo.

Os direcionamentos aconteceram em sequência: um blog, mapas, mails, twitter etc.

Alinhavamos estes tecidos, os da rede, os do nosso conhecimento prévio conectados aos insights mas sempre em um novo cenário, pois tudo muda, tudo flui.

Enfim a semana 2 envolveu o conhecimento sobre as redes sociais conectivas, que são as que acontecem tanto em conexão e interações como as que ocorrem com ativações neurais (substrato neural), enfim internamente e externamente.

A idéia de metáfora surge em relação ao grande numero de informações que seguem um fluxo e onde é determinante o entendimento metafórico dos usos das palavras:
entre o que traçamos, entre o que entendemos e as modificações que ocorrem, para que não possamos ser manipulados.

"Um caminho é uma série de transformações"(Heraclitus) 


Aucun commentaire:

Enregistrer un commentaire